terça-feira, 19 de junho de 2012

Tartelete de maracujá

Ingredientes:  
250g de farinha de trigo 
250g de farinha de caju 
duas gemas 
100g de manteiga 
200ml de água gelada 
uma colher de café de essência de baunilha 
geleia de framboesa ou morango
geleia de maracujá 
4 gemas 
4 colheres de sopa de açúcar 
uma colher de sopa de gelatina sem sabor em pó 
60ml de leite, 100ml de suco de maracujá 
200g de chantily 
100g de clara de ovo 
220g de açúcar.

Modo de preparar:
Massa: Misture todos os ingredientes da massa, exceto a geleia de framboesa, até virar uma farofa. Espalhe a massa em forminhas com fundo falso e coloque no freezer até congelar. Retire as forminhas e leve direto ao forno, a 220º C, por cerca de dez minutos. Desenforme e reserve. Depois de esfriar, pincele a superfície das massas com a geleia de framboesa.
Recheio: Bata as gemas e o açúcar em uma batedeira, até virar um creme. Em uma panela, misture a gelatina em pó com o leite e leve ao fogo em banho-maria, apenas o tempo necessário para a gelatina derreter. Acrescente essa mistura na batedeira e, depois, adicione o suco de maracujá. Para finalizar, acrescente o chantily e bata novamente. Coloque uma porção de mousse sobre cada forminha de massa e leve à geladeira por cerca de 12 horas.

Para finalizar, faça um merengue, levando as claras e o açúcar ao fogo médio, batendo, sem parar, até o açúcar derreter. É importante não parar de bater, para que as claras não cozinhem. Em seguida, coloque a mistura em uma batedeira, acrescente o suco de meio limão e bata em velocidade alta de seis a sete minutos. Coloque o merengue em um saco de confeiteiro com bico perlê e forre a beirada das tarteletes, como na foto. Leve as tarteletes ao freezer por uma hora ou até o merengue endurecer. Se desejar, pode queimar a pontinha do merengue com um maçarico. Finalize cobrindo o meio do doce com uma porção de geleia de maracujá.
Rendimento: 30 tarteletes

Fonte: espacofashion.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário