domingo, 23 de setembro de 2012

Guia Gastronômico de Recife

Estive  em Recife há alguns dias e adorei os restaurantes de lá. Então, pedi para meu amigo André Lima (que adora gastronomia) para fazer um guia com alguns dos melhores restaurantes de cidade. Confira abaixo, algumas dessas opções:

IT.
 O It é um dos lugares mais badalados da cidade, com um design muito interessante, conta com uma mesa única com capacidade para 45 pessoas, um clima descontraído e ao mesmo tempo aconchegante, boa música, e é claro, ótima comida. O local é capitaneado pelo chef Kiko Selva que define sua culinária como contemporânea.

O cardápio foi concebido de forma diversificada, onde você pode ir ao restaurante em busca de uma variedade de saladas leves, chamadas de SPA, como também em busca de pratos mais elaborados com um toque refinado. Para o Jet set do mundo corporativo, que precisa almoçar todos os dias perto do escritório, há o menu FAST TRACK IT, com cara de comida caseira, onde o cliente escolhe uma proteína e mais quatro acompanhamentos, tendo um prato saboroso e um custo x beneficio fantástico.

DALI COCINA
 
O restaurante é um espaço que agrega comida e arte, promovendo exposições, lançamentos de livros, poesia, música e artes plásticas. O local recebeu este nome, pois as obras e a história do artista Salvador Dalí contagiaram a chef e proprietária, Christina Nunes. “Ele também teve uma ligação forte com a culinária e isso me motivou a escolher o nome do meu restaurante.”, explica Christina, que inaugurou o empreendimento há dois anos no coração do bairro do Derby, área central da cidade.

Por la há varias opções, dentre elas a melhor  Paella da cidade, que pode ser acompanhada de um bom vinho, a casa oferece ótimas opções de rótulos.

KOJIMA
O kojima é um dos melhores restaurantes de comida japonesa na cidade, e diga-se de passagem, tem uma luz baixa e um clima intimista ideal para um programa a dois. Um atrativo que merece destaque são os pratos de inspiração nikei, que é a fusão da culinária peruana com a japonesa em uma mesma panela..

Apesar de ter comida e ambiente interessantes, o local deixa a desejar pelo atendimento, que nãpo é dos melhores. Além dos sushis tradicionais, não deixe de experimentar o filé de eixe com camarão gigante ao molho de blueberry.

BEIJUPIRÁ OLINDA
 O restaurante Beijupirá na realidade fica localizado em Olinda, cidade vizinha do Recife, porém não podíamos deixar de citar um local que além de tão pertinho, possui tanta beleza natural. Para ser mais exato o restaurante está localizado no módulo 2 da Pousada do Amparo (por trás da Igreja da Academia Santa Gertrudes) e fica aberto diariamente das 12h até o último cliente.

Uma grande variedade de peixes, camarão, lagosta, vôngoles e polvo aparecem em receitas frutadas, que abusam de temperos aromatizados. Um prato muito aplaudido é o beijucanela, que traz o filé de pescada amarela grelhado com canela e temperos indianos, banana flambada e coco ralado, e é servido com arroz de curry e molho de tamarindo.

OFICINA DO SABOR
 Inaugurado, em 1992, pelo chef César Santos, o restaurante Oficina do Sabor é considerado um dos melhores do Brasil. Ao longo desses anos, a casa vem se firmando como o lugar ideal para quem quer desfrutar de pratos da culinária pernambucana, preparados com muita criatividade e sofisticação. O cardápio também dá espaço ao paladar mais tradicional em receitas como o gratinado de macaxeira com charque, o polvo ao molho picante, o camarão com ervas nordestinas e o peixe ao molho de maracujá. Graças à ousadia e ineditismo da sua cozinha, conta com uma clientela bastante diversificada. Empresários, jornalistas, publicitários, artistas e turistas assinafazem o perfil dos freqüentadores. (texto: site oficial)

Indico também o nikko (japonês com tailandês)
Chiwake (peruano)
Jalan jalan (contemporâneo)
Club do vin (contemporâneo)
É (o mais caro e ao mesmo tempo ousado)
Wielaa

Gostaram das dicas? Então, quando estiver em Recife, não esqueça de seguir o nosso guia! 

O cozinha com estilo agradece todas as dicas maravilhosas do meu amigo André!

Nenhum comentário:

Postar um comentário