sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bolinho de estudante de camarão

Ingredientes:
Massa: 120g de farinha de trigo, 2 colheres sopa rasas de coco ralado, 200ml de leite integral, 200ml de leite de coco e 1 colher de chá de sal.
Recheio: 3 colheres de sopa de azeite extra virgem, 1 cebola média bem batidinha, 1 dente de alho bem picadinho, ½ pimenta dedo de moça bem picada, 120g de camarão já limpo em cortes de 0,5 cm, temperado com o caldo do limão e sal, 2 tomates cortados em cubinhos, sem pele e sementes, 80ml de leite de coco, 3 raminhos de coentro picados, 3 raminhos de salsa, raspas da casca e o caldo de um limão Tahiti, sal a gosto e uma colher de sopa de farinha de trigo (para engrossar).

Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes da massa em uma tigela e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, faça o recheio. Numa panela, aqueça o azeite em fogo médio e junte a cebola, o alho e a pimenta, deixando no fogo até quase dourar. Adicione os tomates, refogue até incorporar,  junte os camarões e parte das raspas do limão, refogando rapidamente.
Junte a farinha de trigo, deixe engrossar um pouco, adicione o leite de coco e deixe reduzir, em fogo médio, por 5 minutos. Corrija os temperos e deixe esfriar.
Com a  massa, forme porções do tamanho de um limão tahiti, enrole com as mãos, fazendo os bolinhos recheados com o creme de camarão. Empane com coco seco picadinho e frite em óleo quente. Sirva com molho de pimenta e azeite de ervas como acompanhamento.
Rendimento: 3 bolinhos com 45g cada

Fonte: http://www.espacofashion.net.br/site/comofaz-bolinho-de-estudante-de-camarao-do-zot 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Festival Internacional Camarão será lançado hoje no Centro de Eventos

Quatro “chefs” internacionais e seis radicados no Ceará participarão do 4º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra de 2012, cujos detalhes   serão anunciados pelo empresário Livino Sales hoje durante o coquetel de lançamento dessa quarta  edição para autoridades, empresários do setor, convidados especiais e jornalistas. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 26, às 19 horas, no Centro de Eventos do Ceará, num espaço da feira Frutal. A quarta edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (“Grand Shrimp Festival”) e o IV Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste acontecerão este ano entre os dias 27 de novembro e primeiro de dezembro na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, Ceará, com a presença de renomados “chefs” de cozinha nacionais e internacionais,  palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas, concurso de gastronomia e “shows” de importantes nomes da música brasileira.
 Livino Sales é o idealizador e executor do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra quando, além das  palestras técnicas sobre Arranjos Produtivos Locais da Carcinicultura do litoral Oeste, há reunião da Câmara Setorial do Camarão,  julgamento de pratos feitos à base do crustáceo pelos “chefs” convidados e o casamento desses pratos com vinhos e outros ingredientes. Cursos rápidos para pessoas interessadas e “workshops” gastronômicos também estão previstos. Na ocasião será entregue o Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2012.

Contatos:
Prática Eventos – (85) 3433.7684/7685
José Rangel – Assessor de Imprensa do Festival
(85) 9906.0706 – jrangel@secrel.com.br

domingo, 23 de setembro de 2012

Guia Gastronômico de Recife

Estive  em Recife há alguns dias e adorei os restaurantes de lá. Então, pedi para meu amigo André Lima (que adora gastronomia) para fazer um guia com alguns dos melhores restaurantes de cidade. Confira abaixo, algumas dessas opções:

IT.
 O It é um dos lugares mais badalados da cidade, com um design muito interessante, conta com uma mesa única com capacidade para 45 pessoas, um clima descontraído e ao mesmo tempo aconchegante, boa música, e é claro, ótima comida. O local é capitaneado pelo chef Kiko Selva que define sua culinária como contemporânea.

O cardápio foi concebido de forma diversificada, onde você pode ir ao restaurante em busca de uma variedade de saladas leves, chamadas de SPA, como também em busca de pratos mais elaborados com um toque refinado. Para o Jet set do mundo corporativo, que precisa almoçar todos os dias perto do escritório, há o menu FAST TRACK IT, com cara de comida caseira, onde o cliente escolhe uma proteína e mais quatro acompanhamentos, tendo um prato saboroso e um custo x beneficio fantástico.

DALI COCINA
 
O restaurante é um espaço que agrega comida e arte, promovendo exposições, lançamentos de livros, poesia, música e artes plásticas. O local recebeu este nome, pois as obras e a história do artista Salvador Dalí contagiaram a chef e proprietária, Christina Nunes. “Ele também teve uma ligação forte com a culinária e isso me motivou a escolher o nome do meu restaurante.”, explica Christina, que inaugurou o empreendimento há dois anos no coração do bairro do Derby, área central da cidade.

Por la há varias opções, dentre elas a melhor  Paella da cidade, que pode ser acompanhada de um bom vinho, a casa oferece ótimas opções de rótulos.

KOJIMA
O kojima é um dos melhores restaurantes de comida japonesa na cidade, e diga-se de passagem, tem uma luz baixa e um clima intimista ideal para um programa a dois. Um atrativo que merece destaque são os pratos de inspiração nikei, que é a fusão da culinária peruana com a japonesa em uma mesma panela..

Apesar de ter comida e ambiente interessantes, o local deixa a desejar pelo atendimento, que nãpo é dos melhores. Além dos sushis tradicionais, não deixe de experimentar o filé de eixe com camarão gigante ao molho de blueberry.

BEIJUPIRÁ OLINDA
 O restaurante Beijupirá na realidade fica localizado em Olinda, cidade vizinha do Recife, porém não podíamos deixar de citar um local que além de tão pertinho, possui tanta beleza natural. Para ser mais exato o restaurante está localizado no módulo 2 da Pousada do Amparo (por trás da Igreja da Academia Santa Gertrudes) e fica aberto diariamente das 12h até o último cliente.

Uma grande variedade de peixes, camarão, lagosta, vôngoles e polvo aparecem em receitas frutadas, que abusam de temperos aromatizados. Um prato muito aplaudido é o beijucanela, que traz o filé de pescada amarela grelhado com canela e temperos indianos, banana flambada e coco ralado, e é servido com arroz de curry e molho de tamarindo.

OFICINA DO SABOR
 Inaugurado, em 1992, pelo chef César Santos, o restaurante Oficina do Sabor é considerado um dos melhores do Brasil. Ao longo desses anos, a casa vem se firmando como o lugar ideal para quem quer desfrutar de pratos da culinária pernambucana, preparados com muita criatividade e sofisticação. O cardápio também dá espaço ao paladar mais tradicional em receitas como o gratinado de macaxeira com charque, o polvo ao molho picante, o camarão com ervas nordestinas e o peixe ao molho de maracujá. Graças à ousadia e ineditismo da sua cozinha, conta com uma clientela bastante diversificada. Empresários, jornalistas, publicitários, artistas e turistas assinafazem o perfil dos freqüentadores. (texto: site oficial)

Indico também o nikko (japonês com tailandês)
Chiwake (peruano)
Jalan jalan (contemporâneo)
Club do vin (contemporâneo)
É (o mais caro e ao mesmo tempo ousado)
Wielaa

Gostaram das dicas? Então, quando estiver em Recife, não esqueça de seguir o nosso guia! 

O cozinha com estilo agradece todas as dicas maravilhosas do meu amigo André!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Crepe de banana com canela

Ingredientes:
Para a massa::
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de leite
  • 4 xícaras de água
  • 1/2 colher de sal
  • 2 colheres de açúcar
  • 10 colheres de óleo
  • 9 colheres de vinho branco seco
  • 7 xícaras de farinha de trigo
  • Para o recheio:
  • 5 bananas nanicas cortadas em rodelas finas
  • 5 colheres de manteiga sem sal
  • 5 colheres de açucar
  • Canela a gosto 
Modo de preparar:
Massa:
  1. Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata por 10 minutos
  2. Depois de pronto, é bom deixar descansar por uma noite na geladeira
  3. Coloque na chapa, já quente, 1 concha de massa, espalhe com o "rodinho" de forma circular, asse dos dois lados e recheie a gosto
Recheio:
  1. Na massa pronta, ainda na chapa, espalhe a manteiga, 1 banana cortada em rodelas finas, 1 colher de açúcar e salpique a canela por cima
  2. Feche o crepe e sirva
 Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Costela assada no forno

Ingredientes
- 2 quilos de costela de gado
- 3 dentes de alho descascados e amassados
- sal a gosto
- pimenta vermelha a gosto
- molho inglês a gosto

Modo de preparar
Coloque a costela em uma forma de acordo com o seu tamanho, esfregue o alho em toda a volta da costela depois adicione o sal, a pimenta vermelha e o molho inglês. Deixe descansar pó 1 hora.
Coloque a costela em forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos e cubra com papel alumínio. Deixe mais 40 minutos, depois retire o papel alumínio e deixe até que fique dourada.
Dicas:
Adicione batatas pré-cozidas na forma junto com a costela;
Para quem gosta adicione cebolas inteiras de tamanho médio junto na forma, sem descascar, quando a carne estiver pronta as cebolas estarão deliciosas;
Para não ficar muito seca pode fazer um molho com os temperos e ir regando a costela até que doure.

sábado, 15 de setembro de 2012

Panini Italiano

Ingredientes:

Massa

  • 3 xicaras de farinha de trigo;
  • 1 sache de fermento biológico seco;
  • ½ colher de café de sal;
  • 1/3 de xícara de azeite de oliva;
  • 2/3 de xícara de água morna.

Recheio

  • Molho de tomate quanto baste;
  • Brócolis cozido quanto baste;
  • Requeijão quanto baste;
  • Mussarela ralada quanto baste;
  • Presunto picado quanto baste;
  • Queijo parmesão quanto baste;
  • Orégano quanto baste.
Modo de preparar:

Massa

Em uma bacia ou tijela, coloque a farinha, o fermento, o sal e misture bem. Acrescente a água morna misturada com o azeite aos poucos e va misturando com uma colher ate obter consistência de massa, sove com a mão até que fique omogenea e desgrude da mão.
Deixe descansar(coberta com um pano de prato na bacia) até que dobre de volume, de preferência em lugar abafado e quente.
Sove novamente e abra com um rolo do tamanho desejado.
Espalhe o molho de tomate, coloque as camadas dos ingredientes desejados, pulverize com orégano, e dobre na forma que quizer (normalmente como um envelope). Pincele com molho de tomate em cima e pulverize com queijo parmesão.
Leve ao forno a 300graus. Quando a massa estiver dourada esta pronto.
OBS: O recheio pode ser de sua preferência. Esta massa é a mesma para pizza.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sushi crumble de abacaxi

Ingredientes:
240g de abacaxi (ou 4 fatias)
200g de açúcar
40ml de água
40ml de suco de limão
40g de gengibre picado.

Modo de preparar:
Em um prato, coloque 40g de açúcar e passe as fatias do abacaxi, até cobrir generosamente. Em uma frigideira antiaderente, coloque as rodelas de abacaxi com o açúcar e leve ao fogo médio, até dourar de ambos os lados, o que leva cerca de 5 minutos. Reserve. À parte, faça uma calda com o açúcar restante e a água em ponto de fio fraco, junte o gengibre, o suco de limão, deixe ferver por mais 3 minutos. Junte o abacaxi grelhado a esta calda e deixe ferver por mais 2 minutos. Deixe esfriar. Cortar as fatias em pedaços iguais. Reserve.

Farofa Doce
Ingredientes: 50 g de manteiga sem sal, 50 g de açúcar mascavo e 100g de farinha de trigo.
Modo de preparar: Misture os ingredientes da farofa e leve ao forno, até virar uma farofa crocante. Retire e espere esfriar.

Coco queimado
Ingredientes: 100 g de coco ralado
Modo de preparar: Numa frigideira, levar o coco em fogo baixo até dourar, por cerca de 5 minutos, e reservar.

Coroa de caramelo
Ingredientes: 50g de açúcar e 50ml de água
Modo de preparar: Derreter o açúcar na água até atingir o ponto de caramelo.
Untar uma folha de papel alumínío com manteiga e modelar o caramelo em círculos.
Montando o prato: Hidratar cuidadosamente uma folha de arroz, colocar o abacaxi no meio e enrolar. Cortar como sushi em oito fatias e colocar num prato, formando um círculo. Finalizar com uma bola de sorvete de coco.
Rendimento: 2 porções

Fonte: Blog espaço fashion

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nachos

Ingredientes
  • 500 g de carne moída
  • Azeite
  • Alho
  • Cebola
  • Orégano e pimenta vermelha a gosto
  • 1 xícara de molho de tomate
  • 1 caldo de carne
  • Sal se necessário
  • Salsinha a gosto
  • 1 copo de requeijão cremoso
  • 1 pacote de Doritos de 200 g
  • 200 g de mussarela ralada
  • 100 g de azeitonas fatiadas
Modo de Preparo
1 – Aqueça o azeite e frite a cebola e o alho;
2 – Junte a carne moída, o orégano, a pimenta e o caldo de carne;
3 – Refogue bem;
4 – Junte o molho de tomate e deixe a mistura ficar bem sequinha;
5 – Coloque a salsinha e desligue;
6 – Unte uma travessa e coloque o Doritos;
7 – Cubra com a carne moída;
8 – Espalhe o requeijão cremoso, a mussarela ralada, as azeitonas fatiadas e enfeite as laterais com Doritos;
9 – Leve ao forno somente para derreter a mussarela.

Fonte: http://www.mouradoces.com.br/nachos-carne-queijo-doritos/ 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Rondelli ao molho branco super rápido

Ingredientes:
  • 1 pacote de massa para lasanha (aquela que não precisa cozinhar antes)
  • 600 g de presunto fatiado
  • 700 g de mussarela fatiada
  • 1 lata de pomarola
  • 1 caixinha de creme de leite (200 g)
  • 1 e 1/2 xícaras de leite
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em um pouco de leite 
 Modo de preparar:
  1. Forrar o fundo do pirex com a pomarola
  2. Colocar em uma superfície lisa e limpa uma "folha" da massa de lasanha (lembre-se de retirar o plástico que separa as massas), colocar por cima da massa 2 fatias de presunto e duas de mussarela
  3. Dica: Colocar as fatias de presunto e mussarela de forma que cubram toda a massa de lasanha
  4. Enrolar a massa como se fosse um rocambole, bem apertadinho para não soltar
  5. Cortar o rolinho em tiras de 2 a 3 cm e colocar no pirex por cima da pomarola
  6. Fazer isso com toda a massa ou até cobrir todo o pirex com os rolinhos
Para o molho branco:
  1. Colocar o leite e o caldo de galinha na panela e levar ao fogo
  2. Quando começar a ferver adicionar o amido de milho dissolvido e não parar de mexer até engrossar o molho
  3. Desligar o fogo e acrescentar a caixinha de creme de leite e misturar bem
  4. Colocar o molho branco por cima dos rolinhos no pirex, cobrir com mussarela e levar ao forno até dourar a mussarela 
  5.  Servir em seguida 
  • Tempo de preparo 40min
  • Rendimento 8 porções
 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

TEMAKI DE CHOCOLATE



INGREDIENTES:

500 g de chocolate ao leite para fazer os cones;
500 g de chocolate para fazer o ganache;
300 g de creme de leite de caixinha;
2 colheres de conhaque;
alguma base de chocolate (cones, copinhos, caixinhas);
castanha do Pará para salpicar

MODO DE PREPARAR:

Derreta o chocolate no microondas na potência média (potência 5) por cerca de 2 minutos ou em banho-maria até que fique liso e brilhante. Cuidado para não entrar água.

Adicione o creme de leite e misture bem, até obter uma mistura homogênea. Agregue o conhaque. Está pronto o ganache.

Para fazer a base do temaki, despeje o chocolate derretido sobre um mármore limpo e seco e com o auxílio de uma espátula, faça movimentos de vai e vem até atingir o ponto certo de modelagem do chocolate.

Faça o seguinte teste: passe um pouquinho do chocolate no lábio inferior. A sensação deve ser de frio. Volte todo o chocolate derretido ao recipiente e misture vigorosamente para que a temperatura fique homogênea.

Coloque esse chocolate em uma base em formato de cone até que cubra todo o recipiente. Dê batidinhas para que o ar saia. Para que o cone fique oco, com a base de cabeça para baixo em movimentos circulares tire o excesso do chocolate.

Raspe o excesso de chocolate e bata a forma contra uma superfície forrada com papel manteiga. Leve à geladeira por cerca de 5 minutos ou até que se solte facilmente do molde. Utilizando um bico pitanga para saco de confeiteiro, recheie o cone com o ganache, previamente preparado.

Por último, salpique castanha do Pará. Graças ao conhaque que vai na fórmula, o temaki de chocolate dura 14 dias.

Imagens: Google

domingo, 2 de setembro de 2012

Cones de Amendoim com Chocolate


Ingredientes:
  • 500 g de amendoim torrado;
  • 1 ½ xícara de chocolate em pó (pode ser achocolatado também);
  • 1 ½ xícara de açúcar;
  • ½ copo de água
 Preparo:

É só colocar todos os ingredientes em uma panela e mexer até o amendoim ficar sequinho e coberto com uma camada de chocolate. Espalhe em uma assadeira para esfriar.


Imagens: Google